Monday, May 21, 2007

Camisa feminina


Há vários modelos de complé. Este modelo, taibas, é composto por blusa muito cintada e mangas em balão largo além de saia justa.

Camisa masculina


As camisas masculinas enfiam pela cabeça e ligam de lado com três tiras de tecido de algodão.

Georgina ii

Origens


O Bernardo e a Carmo vestem camisa masculina tradicional. A Carmo usa um cinto de buz (búzio), que serve para protecção e para tratar problemas de ossos.

Thursday, May 17, 2007

Detalhe ii

Complés


A Georgina veste um complé composto por blusa e pano à volta da cintura ou saia. A Carmo usa túnica comprida com calça no mesmo tecido.

mulher com pano artesanal em fundo


Esta colcha de pano de pinte é tecida tradicionalmente em tear. Trata-se de várias bandas costuradas entre si. Para confeccionar esta peça em linha - ainda hoje e desde sempre tecida por homens - são necessárias cerca de três semanas ao tear. Os desenhos podem ser de cores variadas: preto, branco, amarelo queimado, vermelho, azul... As cores são obtidas através da fervedura da linha em pigmentos diluídos em água.

Este pano foi tecido junto ao polom (poilão em português), a árvore grande junto à qual se tomam as grandes decisões, de Bra. Além dos desenhos, pode ler-se essa inscrição mas é habitual haver outras com referência ao nome de Amilcar Cabral.

Friday, May 11, 2007

Vestido




A Georgina veste vestido em tecido tradicional africano. Estes tecidos são fabricados no Mali, Senegal e Conacri e depois são importados para a Guiné. Aqui pode comprar-se o tecido ou o vestido, já acabado. Esta peça tem um cinto no interior que permite ajustar o vestido à figura de quem o usa.

Modelos




O David e a Carmo, do projecto À Bolina - um Escolhas a actuar no Bairro da Quinta da Serra - vestem camisa masculina azul e branca e branca, respectivamente. A camisa é feita em banda, um tecido tradicional guineense feito em tear. A Carmo usa lenço na cabeça. A Nair, professora que dá alfabetização voluntariamente na Paróquia do Prior Velho, usa pano africano em redor da cintura e lenço na cabeça.

Georgina Silva Pais



A Georgina é portuguesa de origem guineense. Actualmente vive na Guiné durante o Outono e no Inverno pois, devido a problemas de saúde, não aguenta os rigores do clima português e durante a Primavera e o Verão vive no Bairro da Quinta da Serra, no Prior Velho. É ela a reveladora da beleza da panaria guineense.

Detalhes